Capital Na Tela – #PraCegoVer é a primeira mostra de filmes especialmente para pessoas com deficiência visual

O projeto Capital Na Tela – #PraCegoVer é a primeira mostra de filmes especialmente para pessoas com deficiência visual, totalmente on-line, inclusiva e gratuita. Todos os trailers e extras terão audiodescrição e ficarão disponíveis de 21 de setembro a 21 de outubro, no site da Cinema Cego (www.cinemacego.com)

Serão exibidas quatro produções, sendo três longas e um curta-metragem, todos com o recurso de Audiodescrição, confira:

  • Brasil Animado
  • Candidato Honesto 2
  • Rosas do Asfalto
  • Uma Loucura de Mulher

21 de setembro é o dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, uma data importante para nos lembrar de lutar por igualdade de oportunidades, respeito às diferenças e levar a refletir sobre as políticas e ferramentas de inclusão social. Também marca o o início da primavera, representando o nascimento e a renovação do movimento das pessoas com deficiência.

CINEMA CEGO

A Cinema Cego, é uma startup que tem o propósito de democratizar ao acesso à educação, cultura e mercado de consumo às pessoas com deficiência visual (cegos e baixa visão). Os projetos e informações com posicionamento acessível estão mudando a forma como profissionais, empresas e governos fazem os seus trabalhos, por isso as soluções são baseadas em Audiodescrição 2.0, e ajudam no aumento da produtividade e na melhoria da consciência social.

“Nosso interesse pela Audiodescrição teve início a partir dos estudos de uma tese de doutorado na Universidade de Brasília (UNB). Com a evolução da pesquisa, intensificamos nossas relações com o universo das pessoas que não enxergam. Aprendemos que, assim como nós (que enxergamos) as pessoas cegas também gostam de sair e fazer amigos, ver um filminho (sim, cegos também gostam de filmes) curtir um show, sair para jantar, escolher o que vai comer e beber (com autonomia) e ao final da noite, pedir o seu uber pra voltar pra casa, como todos nós fazemos.  

Tudo muito simples, né? Pra nós, que enxergamos, sim! Mas você já parou pra pensar como é que a pessoa cega assiste a um filme, lê um livro, escolhe o que vai comer no cardápio do restaurante ou um pacote de biscoito no armário? Foi justamente na busca por essa resposta que entendemos, qual era o nosso lugar no mundo e qual era o nosso propósito. Desde então todas as nossas ações tem sido com o objetivo de incluir as pessoas cegas nos espaços sociais e no mercado de consumo.”

Siga a Cinema Cego nas redes sociais, Instagram e Facebook e fique por dentro da programação.

Confira o vídeo para saber mais sobre o recurso da audiodescrição:

Gostou dessa notícia? Compartilhe!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

Notícias Recentes